Coordenador : Mara Sizino da Victoria
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389588.2199.338556.17022023
Departamento/Setor: RPS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Na primeira ação deste projeto, o público será de discentes do curso de Psicologia, da UFF campus Rio das Ostras, outros campi, diferentes Instituições de ensino superior público e privado, psicólogas e psicólogos em geral. Na segunda ação, o público será de crianças e suas famílias matriculadas em escolas municipais da região de Rio das Ostras/RJ.
Local de atuação: Campus UFF Rio das Ostras e ações na cidade de Rio das Ostras
Objetivo
Objetivo geral: O LAPi tem como principal objetivo ser um espaço de divulgação da área de avaliação psicológica através de ações voltadas para a infância. Objetivos específicos: 1º) Oferecer cursos de curta duração de atualização sobre a área de avaliação psicológica com ênfase no atendimento infantil; 2ª) Realizar oficinas de contação de histórias para crianças com foco no conteúdo psicológico. 3ª) Promover leituras de livros infantis com os discentes do curso de Psicologia, como forma de sensibilizar para uso deste recurso na prática psicológica com crianças.
Resumo
O presente projeto é uma proposta de divulgação da área de avaliação psicológica através de ações voltadas para a infância, intitulado LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL (LAPi). Este tem como objetivo ser um espaço para algumas atividades de extensão, divididas em duas principais ações: 1ª) Cursos de curta duração de atualização sobre a área de avaliação psicológica, que incluem: o processo de avaliação na área infantil; treinamento para uso de instrumentos psicológicos psicométricos e projetivos/expressivos; discussão sobre os recursos psicológicos de atendimento para crianças. 2ª) Oficinas de contação de histórias para crianças com foco no conteúdo psicológico, que incluem leitura de livros infantil e produção e publicação de narrativas construídas coletivamente entre discentes de Psicologia. O público-alvo para os cursos será de alunos do curso de Psicologia da UFF e externos, além de psicólogas e psicólogos em geral. Para a ação de contação de histórias, o público-alvo é de crianças dos dois primeiros anos do Ensino fundamental I de escolas municipais de Rio das Ostras. Com este projeto, espera-se divulgar e promover discussão na área de avaliação psicológica entre discentes de Psicologia, psicólogas e psicólogos; estimular a formação de profissionais na área e ampliar questionamentos de temas psicológicos através do conteúdo das histórias às crianças da região de Rio das Ostras/RJ.